4.6.08

patriotas futebolísticos e companhia limitada

Como de costume, por estas alturas, os portugueses enchem-se de orgulho nacionalista/patriótico para com a nossa selecção (inter)nacional de futebol. Tanta pompa e circunstância é dificil de encontrar para com os nossos desportistas que actuam noutras áreas que não o futebol. Alguém se recorda de ver tais manifestações de apoio à Vanessa Fernandes ou à nossa selecção de rugby? Obviamente que não. Será que este sentimento de patriotismo existe quando temos de apertar o cinto em prol do fetiche do défice? E quando existem milhares de pessoas a serem postas na rua pelos grandes grupos capitalistas, alguém se manifesta desta maneira?
Será que, alguma vez, alguém se questionou se a nossa selecção (inter)nacional merece, de facto, este apoio por parte dos portugueses? Para quê colocar bandeiras nacionais à janela se grande parte dos nossos jogadores (inter)nacionais nem sequer sabem cantar o hino nacional?
De facto, assim de repente, não me recordo de um centésimo deste «patriotismo» aquando do sucesso da selecção de rugby, quando, esses sim, cantavam o hino nacional com o devido orgulho nacional.